Brincar é preciso
Elvira de Souza Lima
Cada brincadeira infantil envolve elementos distintos e aciona áreas especificas do cérebro. Para a criança, é importante realizar várias brincadeiras, continuamente.
Como vimos, são várias as razões pelas quais as crianças devem brincar diariamente. No momento em que brincar na escola passa a ser uma característica da vida moderna em grandes centros, a educação formal passa a se preocupar, também, com essa atividade da criança.
O brincar na escola tem também uma função informativa para o professor.
Ao observar uma brincadeira e as interações entre as crianças na sua realização, o adulto aprende bastante sobre seus interesses, podendo perceber o nível de realização em que elas se encontram, suas possibilidades de interação e a habilidade de cada uma para conduzir-se de acordo com as regras do jogo. Ao brincar, a criança utiliza e expressa suas experiencias do cotidiano e as regras de comportamento reveladas pela brincadeira de faz-de-conta...
A ação do educador deve ser, antes de tudo, refletida, planejada e, uma vez executada, avaliada. É importante que essa ação se oriente no sentido de ampliar o repertório das crianças, não só do ponto de vista linguístico, como também cultural.
Cabe ao educador a tarefa de alimentar o imaginário infantil, de forma que as atividades das crianças se enriqueçam, tornando-se mais complexas, pelas novas relações que se vão estabelecendo.
Livro: Brincar para quê?
Elvira de Souza Lima
A professora Josiane Abel com o tema do projeto O Sitio do Pica Pau Amarelo, proporcionou as crianças a interação e a brincadeira, realizou a fantasia de visitar o Sitio, onde as mesmas tiveram a oportunidade de ser protagonistas da vida, no sitio.
Experiência inesquecível que as crianças nunca mais irão esquecer, formando no cérebro a memória de longa duração.
"Fomos passear no Sitio do Pica Pau Amarelo, chegando lá estava Narizinho e Emília nos esperando com deliciosa tigela de bolinhos de chuva que tia Anastácia deixou para nós." Josiane Abel
Nenhum comentário:
Postar um comentário