Agora é lei. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, do Ministério da Educação (MEC), as práticas pedagógicas nas creches e pré-escolas têm de favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio dos vários gêneros e formas de expressão - gestual, verbal, plástica, dramática e musical. Para garantir tais aprendizados, você, coordenador pedagógico, já avaliou com os professores que tipo de experiência realizar com os pequenos? Ou que ajustes fazer nessa direção? Nesta edição, iniciamos uma série especial para ajudá-lo nesse propósito. Ela foi preparada com exclusividade para GESTÃO ESCOLAR por Silvana de Oliveira Augusto, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec) e coordenadora de cursos a distância do Instituto Avisa Lá, ambos em São Paulo. O objetivo deste módulo é melhorar a comunicação no dia a dia e ampliar os conhecimentos das turmas por meio das rodas de leitura e do reconto. Lembrando que as atividades devem se ajustar às demandas da equipe.
Objetivo geral
Formar professores da Educação Infantil tendo em vista a promoção de experiências fundamentais às crianças entre 2 e 5 anos, como ler, conversar, conhecer o mundo natural e social, desenhar e pintar, ouvir e produzir música, dançar e brincar de faz de conta e com jogos de regras.
Objetivos específicos deste módulo
- Fazer um diagnóstico do trabalho de leitura e reconto realizado na escola.
- Orientar um plano de formação para a realização diária de roda de histórias.
- Implementar o reconto de histórias pelas próprias crianças.
Conteúdos
- Critérios para a seleção de livros.
- Reconto de histórias como atividade de apropriação de elementos da linguagem escrita.
- Condições didáticas.
- Planejamento didático.
Tempo estimado
Dois meses e meio, com reuniões quinzenais.
Material necessário
Um computador com acesso à internet, uma filmadora e um projetor multimídia.
Desenvolvimento
1ª reunião: Levantamento dos saberes
Para iniciar o trabalho, coloque os professores em contato direto com o objeto de estudo. Reserve o projetor multimídia ou um computador com acesso à internet e um espaço para a exibição da primeira parte do vídeo Aprender a Linguagem que Se Escreve, do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), realizado pelo MEC em 2001, que está disponível no site de GESTÃO ESCOLAR. Peça ao grupo que escute a história recontada pela menina de 5 anos que aparece aos seis minutos do filme. Em seguida, dê uma pausa e proponha uma discussão:
- O que a criança demonstra saber sobre a linguagem escrita?
- Como ela adquiriu a experiência de recontar uma história longa, com elementos da linguagem escrita que não são usuais na fala cotidiana?
- Que práticas as professoras asseguraram na Educação Infantil a essa criança?
- Para favorecer as crianças a se apropriar da linguagem dessa maneira, o que precisa ser garantido na creche e na pré-escola?
Explique que o reconto representa a versão pessoal de um texto fonte e deixe claro que não se trata da simples repetição ou memorização. Após o debate, faça uma síntese dos comentários realizados. Diga que, a partir de então, as leituras de narrativas conhecidas feitas pelas crianças na escola serão analisadas regularmente com a finalidade de acompanhar o progresso do trabalho realizado e planejar intervenções. Sendo assim, faça um cronograma de modo que, em cada reunião, um ou dois docentes tragam uma gravação do reconto feito por meninos e meninas de suas turmas. Se o uso de vídeo não for possível, sugira que eles registrem por escrito a maneira exata como a criança falou, usando inclusive as mesmas expressões.
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