Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
Com reconhecimento da Educação Infantil como direito social das crianças e dever do Estado, afirmado na Constituição Federal de 1988, fruto de grande debates envolvendo diferentes setores da sociedade, como os movimentos das mulheres, de trabalhadores, educadores e de redemocratização do país. Tem seu reconhecimento através da Lei n° 9.394/96, Art. 29. como a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5(cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Historicamente essa etapa passou por diversos processos, recentemente o que se tem debatido é que práticas pedagógicas devem ser adotadas para garantir o ensino e o desenvolvimento de crianças em espaços coletivos. Tendo em vista a não antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Com o intuito de orientar essas concepções e práticas, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As Diretrizes apresentam a concepção de Educação Infantil vigente e estabelecem os princípios éticos, políticos e estéticos que devem guiar as propostas pedagógicas desse ciclo. Essas propostas devem ter como objetivo “garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças”.
Este documento determina que as instituições de Educação Infantil devem atender à função sociopolítica e pedagógica na educação e no cuidado das crianças, complementando o papel das famílias, na promoção da igualdade entre crianças de diferentes classes sociais no acesso a bens culturais e na vivência da infância etc. Também apresenta orientações a propostas pedagógicas para crianças de diferentes culturas. A Resolução estabelece ainda diretrizes para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.
Cabe a cada Secretaria de Educação e Instituições de Educação Infantil fornecer este documento para todos os profissionais que trabalham nas Instituições.
Para ler a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, acesse:
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