quinta-feira, 12 de março de 2015

Observação e autoanálise

O ato de refletir é fundamental à profissão docente, mas sua prática demanda estímulos e condições adequadas no ambiente de trabalho 

Ademilson de Souza Soares
     O professor reflexivo é aquele que pensa, elabora e reflete sobre suas práticas.Essa condição é indispensável para o exercício da docência, segundo o educador português António Nóvoa. Porém, por mais que seja inerente e essencial à profissão, o ato de se observar e se autoanalisar não nasce espontaneamente. Ele precisa ser desenvolvido, o que torna importante identificar o contexto em que ocorre para, assim, ser estimulado.
     Uma das formas de fazer isso é criar condições, regras e lógicas coletivas de trabalho que possibilitem a troca de vivências no cotidiano das escolas. Segundo o educador, a partilha de saberes e práticas gera um ambiente facilitador do cultivo de experiências reflexivas entre os professores. E a experiência de cada um, quando divulgada, analisada e sistematizada coletivamente, pode transformar-se em conhecimento O professor pode então organizar e reorganizar sua prática, transitando do conhecimento para situações cotidianas e do cotidiano para o conhecimento. Esse movimento, contudo, depende da existência de um ambiente social e comunitário favorável, calmo e tranquilo. Reflexão não rima com barulho, ruídos, cobranças e insinuações. A dignidade profissional do docente exige, ainda, boas condições materiais, salariais e formação adequada.



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