quarta-feira, 7 de maio de 2014

O que tem dentro deste cesto?

Diferentes objetos instigam os sentidos e levam a turma a uma exploração atenta

Beatriz Santomauro (bsantomauro@fvc.org.br).
 Colaborou Elisa Meirelles

"Quando colocamos os pequenos em frente a um cesto cheio de objetos e eles começam a explorá-los, basta observar um pouco para saber o que estão sentindo. Uns sorriem quando pegam um retalho de camurça, outros tiram a mão rapidamente se encostam na lixa e muitos ficam curtindo a maciez do algodão no rosto." A declaração é da professora Kátia Maldonado dos Santos, da CEINF Iber Gomes de Sá, em Campo Grande. A cada 15 dias, ela organiza um cesto repleto de materiais instigantes e o apresenta à turma, com bebês de 10 meses a 1 ano e meio.
       A atividade é realizada com o objetivo de estimular os sentidos - tato, olfato, paladar, audição e visão - além do movimento corporal. Como explicam as pesquisadoras inglesas Elinor Goldschmied (1910-2009) e Sonia Jackson no livro Educação de 0 a 3 Anos: o Atendimento em Creche (321 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 59 reais), trata-se de uma opção interessante para que a criança investigue o mundo ao seu redor. Ao observá-la interagindo com os objetos contidos no cesto, fica clara a quantidade de coisas diferentes que faz: olha, toca e apanha o material, o coloca na boca, lambe e balança, bate com ele no chão, derruba, descarta o que não atrai, faz uma seleção e junta vários, por exemplo.
      As duas explicam que, nessa fase, os pequenos se desenvolvem ao responder às informações recebidas por meio dos sentidos. "O cesto consiste em uma maneira de assegurar a riqueza de experiências do bebê em um momento em que o cérebro está pronto para receber, fazer conexões e assim utilizar essas informações", escrevem.
        Para que a atividade tenha bons resultados, é importante ofertar às crianças uma rica variedade de objetos. A preocupação esteve presente no trabalho realizado pela professora Kátia. Em uma atividade, ela dá ênfase a sensações táteis e visuais, e reúne no cesto materiais como lixas, camurça, esponjas de aço e algodão. A meninada tem oportunidade de tocar cada objeto, sentir a textura, passar no rosto, colocar na boca e também observar a forma e a cor.
      Na seção seguinte, a docente inclui no cesto garrafinhas de plástico transparente com diferentes quantidades de milho, sementes diversas ou arroz. "Os pequenos ficam muito curiosos porque, embora todas pareçam chocalhos, cada uma produz um som e tem um peso diferente", diz a educadora. Por meio da audição, as crianças se encantam ao perceber que podem fazer barulhos inusitados com esses materiais.
     Outra proposta de Kátia foca a percepção no olfato e no paladar. Pedaços de maçã, laranja e limão entram no rol de itens selecionados. As crianças podem provar os gostos azedo e doce e sentir o cheiro das frutas. Nesse momento, também conhecem a textura e a consistência delas. "Variar os itens do cesto é interessante para que a turma possa sempre encontrar coisas novas, além daquelas que já conhece", explica Ana Paula Yazbek, diretora pedagógica do Espaço da Vila, na capital paulista.
     As pesquisadoras inglesas recomendam também que os materiais selecionados não sejam brinquedos industrializados, mas itens comuns nas casas e de interesse da turma. É importante, obviamente, excluir objetos com cordas ou pontas cortantes, ou os que podem ser engolidos.
      O sucesso da atividade depende ainda de um bom planejamento e da organização da turma, que deve ter diversas possibilidades de explorar o cesto. Na CEINF Iber Gomes de Sá, Kátia divide os pequenos em dois grupos: enquanto um está envolvido na descoberta dos objetos o outro faz um trabalho alternativo, sob a supervisão de duas auxiliares. "Percebi que quando todos os pequenos estavam reunidos em volta do cesto não era tão produtivo. Eles ficavam ansiosos esperando a vez e querendo disputar os itens", explica a professora. "Agora, procuro separar até 20 minutos para cada grupo." A proposta faz parte do rol de atividades permanentes planejadas por ela durante todo o ano.

Deixar a turma livre para explorar 
    A postura do professor, ao longo da atividade, também deve ser um ponto de atenção. "O papel do adulto consiste em garantir a segurança por meio de sua presença atenta, mas não ativa", orientam Elinor e Sonia em seu livro. No momento da exploração, é essencial observar e ficar de olho para evitar que os pequenos se machuquem. Ao mesmo tempo, o educador precisa deixar que experimentem diversas maneiras de se relacionar com os itens do cesto. Pode ser que alguns bebês fiquem certo tempo observando, sem pegar um objeto. Não há problemas, é importante dar a eles o direito de pensar e decidir. 

  As pesquisadoras lembram que qualquer um de nós, quando está concentrado em uma atividade prazerosa e que exige atenção, não gosta que alguém fique ao lado, dando palpites, sugestões ou elogiando. O mesmo acontece com a criança. Quando escolhe um objeto do cesto, ela precisa de tempo e espaço para analisá-lo e experimentá-lo, sem interrupções. Isso não quer dizer que o docente deve simplesmente colocar a turma ao redor do cesto e sair. Ao ficar por perto e acompanhar a atividade, mesmo sem intervir, ele passa segurança ao grupo, fazendo com que todos se sintam à vontade para explorar. "Mesmo bebês de 6 meses ficam pelo menos 15 minutos envolvidos com os objetos, o que é muito tempo para essa faixa etária", diz Ana Paula. 

   Os momentos em que os pequenos estão reunidos em volta do cesto são interessantes, também, para que interajam entre si. Ao observá-los, é possível notar trocas de olhares, sorrisos, sons e contatos físicos, tanto para mostrar algo ao colega quanto para disputar com ele. "Os bebês, apesar de se concentrarem em manipular os objetos que escolheram, não somente estão cientes da presença do outro como estão envolvidos em trocas interativas na maior parte do tempo", mostram, em sua obra, as pesquisadoras inglesas. 

Para os mais velhos, um cesto fechado 

  Além de ser interessante para crianças mais novas, a atividade pode entrar na rotina das que já têm de 1 ano e meio a 2. Para tanto, são importantes algumas adaptações. Em vez do cesto de vime, é melhor optar por um recipiente com tampa e uma abertura estreita. A ideia é que a turma não enxergue o que está dentro dele. 


  O docente deve, então, pedir que uma das crianças coloque a mão dentro da caixa e, por meio do tato, escolha um objeto. Em seguida, pode retirá-lo de lá, observá-lo e falar sobre ele. O papel do professor, além de planejar o que será disponibilizado, é provocar as crianças a notar mais e mais características e falar sobre elas, sem exagerar nas intervenções. "Muitas vezes, os pequenos repetem o que os outros dizem. O trabalho do educador é aproveitar esse momento para ampliar o repertório de palavras e expressões usadas por eles", explica Kátia.

1 Preparar o cesto Faça uma seleção de objetos que podem compor o cesto. Procure opções que agucem os sentidos. Mude os materiais diariamente, mesclando objetos novos e outros que a turma já conhece.

2 Organizar a turma Separe as crianças em grupos. Enquanto algumas estão junto ao cesto, as outras devem ter atividades alternativas. Planeje essa dinâmica com os auxiliares.

3 Apresentar o cesto Coloque os pequenos ao redor do cesto. Deixe que interajam com os objetos, sem interferir. Acompanhe a atividade, de modo a garantir a segurança deles.

http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/

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