terça-feira, 24 de março de 2015

AMIGOS DO CEI

     Quando a escola e a família caminham juntas tudo certo, mesmo as coisas, as tarefas mais difíceis se tornam mais fáceis de se resolver. Esta parceria é o que se pode constatar no último sábado (21/03), na comunidade se Santa Cruz, no CEI Mundo da Imaginação, onde um grupo de pais se juntou para realizar pequenas reformas e a pintura interna da sala de aula. O resultado foi maravilhoso. 
      Próximo das 07h30min os Amigos do CEI começaram a chegar de carro, moto, trator e até um pequeno caminhão e com muita dedicação iniciaram os pequenos reparos e a pintura da sala e o que se viu perto do meio-dia foi uma verdadeira transformação. Próximo das 10h tivemos uma pausa para um café, aliás muito gostoso, pois algumas mães prepararam bolo, salgadinhos, cavaquinhos e mandaram para o CEI para os pais que trabalharam durante a manhã. Os materiais desde tinta, cimento, etc. foram doados pelos pais e professores(as).
     Essa foi apenas a primeira etapa, os pais irão se reunir outro dia para realizar os reparos na parte externa do CEI.
    Quero deixar registrado o meu sincero agradecimento a estes pais e mães que fazem a diferença. A eles o meu obrigada e o meu respeito. Tenho certeza que seus filhos, mesmo pequenos, sentem orgulho deles e dizem todos faceiros a seus amigos que seus pais são “Amigos do CEI”. São gestos como estes que fazem a diferença.

Andréa Teodoro Smieleski Peroni
Diretora



















quinta-feira, 12 de março de 2015

Observação e autoanálise

O ato de refletir é fundamental à profissão docente, mas sua prática demanda estímulos e condições adequadas no ambiente de trabalho 

Ademilson de Souza Soares
     O professor reflexivo é aquele que pensa, elabora e reflete sobre suas práticas.Essa condição é indispensável para o exercício da docência, segundo o educador português António Nóvoa. Porém, por mais que seja inerente e essencial à profissão, o ato de se observar e se autoanalisar não nasce espontaneamente. Ele precisa ser desenvolvido, o que torna importante identificar o contexto em que ocorre para, assim, ser estimulado.
     Uma das formas de fazer isso é criar condições, regras e lógicas coletivas de trabalho que possibilitem a troca de vivências no cotidiano das escolas. Segundo o educador, a partilha de saberes e práticas gera um ambiente facilitador do cultivo de experiências reflexivas entre os professores. E a experiência de cada um, quando divulgada, analisada e sistematizada coletivamente, pode transformar-se em conhecimento O professor pode então organizar e reorganizar sua prática, transitando do conhecimento para situações cotidianas e do cotidiano para o conhecimento. Esse movimento, contudo, depende da existência de um ambiente social e comunitário favorável, calmo e tranquilo. Reflexão não rima com barulho, ruídos, cobranças e insinuações. A dignidade profissional do docente exige, ainda, boas condições materiais, salariais e formação adequada.



Para ler a matéria, assine a revista Educação Infantil.

http://assine.editorasegmento.com.br/