segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AQUARELA
TURMA: MATERNAL
PROFESSORAS: JANAÍNA GRUNOW E JULIANA FLORES
AUXILIARES: ANDREZA MARTINHO E MARIANA MORETTO

PROJETO: VIAGEM AO MUNDO DA LITERATURA
COM IÊDE CARDOSO DOS SANTOS

OBJETIVO GERAL: POSSIBILITAR A EXPRESSÃO LÚDICA DE FORMA QUE A CRIANÇA POSSA APROVEITAR A CULTURA POPULAR E NOVAS EXPERIÊNCIAS POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS.

                “ESTE PROJETO OPORTUNIZOU AS CRIANÇAS UMA NOVA VISÃO DO “TÃO TEMIDO BICHO PAPÃO”. ELAS TIVERAM A COMPREENSÃO QUE O BICHO PAPÃO É AMIGO DAS CRIANÇAS. ISSO PODE SER PERCEBIDO NA PRÁTICA COM A VISITA DO BICHO PAPÃO NA SALA DE AULA, ONDE A MAIORIA DA TURMA SE APROXIMOU E ATÉ ACARICIOU O NOVO AMIGO” RESSALTAM AS PROFESSORAS JANA E JULIANA.
                O PROJETO CONTOU TAMBÉM COM A PARTICIPAÇÃO DA ESCRITORA IÊDE CARDOSO DOS SANTOS, ONDE AS OBRAS LITERÁRIAS: “O BICHO NÃO É MAIS AQUELE” E “A GERARDA DO BISO” FUNDAMENTARAM AS ATIVIDADES OPORTUNIZADAS NA SALA DE AULA. A ESCRITORA ESTEVE NO C.E.I. CONVERSANDO E CONTANDO SUAS HISTÓRIAS ÀS CRIANÇAS.  OS  PAIS FORAM BEM ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO E,   PARTICIPARAM JUNTAMENTE COM  ESCRITORA E A TURMA NO DESFILE CÍVICO DO DIA 7 SETEMBRO.

                A CULMINÂNCIA DE TODO O TRABALHO, SERÁ ENTRE OS DIAS 23 A 26 DE SETEMBRO ONDE ACONTECERÁ A FEIRA LITERÁRIA NO C.E.I.  NO EVENTO AS CRIANÇAS DO MATERNAL ESTARÃO JUNTAMENTE COM AS OUTRAS TURMAS EXPLANANDO SUAS PRODUÇÕES. 









quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Centro de Educação Infantil Mundo da Imaginação - Bairro Santa Cruz



Brincar é preciso

Elvira de Souza Lima

      Cada brincadeira infantil envolve elementos distintos e aciona áreas especificas do cérebro. Para a criança, é importante realizar várias brincadeiras, continuamente.
      Como vimos, são várias as razões pelas quais as crianças devem brincar diariamente. No momento em que brincar na escola passa a ser uma característica da vida moderna em grandes centros, a educação formal passa a se preocupar, também, com essa atividade da criança.
        O brincar na escola tem também uma função informativa para o professor.
         Ao observar uma brincadeira e as interações entre as crianças na sua realização, o adulto aprende bastante sobre seus interesses, podendo perceber o nível de realização em que elas se encontram, suas possibilidades de interação e a habilidade de cada uma para conduzir-se de acordo com as regras do jogo. Ao brincar, a criança utiliza e expressa suas experiencias do cotidiano e as regras de comportamento reveladas pela brincadeira de faz-de-conta...
       A ação do educador deve ser, antes de tudo, refletida, planejada e, uma vez executada, avaliada. É importante que essa ação se oriente no sentido de ampliar o repertório das crianças, não só do ponto de vista linguístico, como também cultural. 
        Cabe ao educador a tarefa de alimentar o imaginário infantil, de forma que as atividades das crianças se enriqueçam, tornando-se mais complexas, pelas novas relações que se vão estabelecendo.

Livro: Brincar para quê?
Elvira de Souza Lima

  A professora Josiane Abel com o tema do projeto O Sitio do Pica Pau Amarelo, proporcionou as crianças a interação e a brincadeira, realizou a fantasia de visitar o Sitio, onde as mesmas tiveram a oportunidade de ser protagonistas da vida, no sitio. 
Experiência inesquecível que as crianças nunca mais irão esquecer, formando no cérebro a memória de longa duração.  
  
 "Fomos passear no Sitio do Pica Pau Amarelo, chegando lá estava Narizinho e Emília nos esperando com deliciosa tigela de bolinhos de chuva que tia Anastácia deixou para nós." Josiane Abel